A nossa história



O meu nome é Lara e criei com a minha mãe,Regina Sousa, em plena pandemia de 2020 o Quintal de Flor.
Um Quintal onde os sonhos nasceram ao mesmo tempo que as flores.
É um projeto português em homenagem ao Quintal da Sé de Braga ,o Quintal dos meus avós, repleto de flores, no coração da cidade.
Das memórias de infância e juventude , no amor incondicional e uma saudade eterna, nasceu este projeto nas mãos de três mulheres cheias de garra, neta, mãe e avó.
É um projeto que reflete a paixão por flores, pelo artesanato e pela cerâmica.
No inicio da pandemia, estava a terminar o meu mestrado em Direito e Tecnologia,perdi o meu avô e no quintal, recordando e lembrando-me de tudo que ensinou, decidi mudar a minha vida para uma área que me fazia sentir verdadeiramente realizada, decoração de casa.
Para mim fez ( e faz ) todo sentido seguir algo que amamos.
Desenhar flores, é o que sentimos quando fazemos ramos, conjugamos texturas e imaginamos resultados ,onde todas as flores têm o seu brilho, sejam elas quais forem.
Foi assim que surgiu o meu Quintal de Flor, com todas as cores e formas para a arte que cada peça pode ter.
Tudo feito com alma e com calma. Lembrando a infância, as tardes quentes de sol,a porta do Quintal com a rede meia despregada, as flores a nascerem na primavera, a cerâmica rústica nos cantos.
Em julho de 2020 introduzimos cerâmicas que transmitem mensagens ,lemas e histórias ,como as “Portuguesas” que se referem a todas as mulheres que arriscam em sair da sua zona de conforto, a cerâmica “ corpo” o bem estar mental,a auto estima. a aceitação.
Em Março de 2021,fui com a minha mãe tirar um curso de design floral na New York Flower School. Uma experiência repleta de aprendizagem e evolução profissional.
Apreciamos a nossa zona de desconforto, pois é lá que o futuro é traçado.
Nenhuma cerâmica é em vão, quando alguém escolhe uma peça ,está a escolher uma história e a oferecer a uma pessoa que se encaixe com ela.
Em 2021 introduzimos os nossos quadros de pintura, começando pela tela Amália Rodrigues.
O Quintal é sobre um trabalho minucioso e uma universidade de possibilidades criativas cheias de história. Acreditamos no potencial das pessoas e em tudo aquilo que elas transmitem.
Estivemos presentes na Vogue Portugal 2021 como projeto de artesanato, decoramos o evento da Vogue em 2022 ,estivemos presentes em 16 programas nacionais, na revista Activa,capa do mês de Dezembro de 2021, na Visão como projeto jovem 2021.
Fomos o projeto mais recente a ter peças à venda no aeroporto de Lisboa e Madrid.
Acreditamos que as flores não são para ocasiões especiais, as flores tornam as ocasiões especiais. Queriamos revolucionar o mercado tradicional das flores, inovando em formas de oferecer.
Conhecemos as estufas dos nossos produtores nacionais de flores,temos uma produção consciente,humana e próxima.
Trabalhamos com fornecedores amigos do meu avô,a alegria que é transmitir a sua arte.
Sendo um projeto familiar,preocupa-se numa visão de longo prazo em detrimento de um consumo excessivo e industrializado e comercial.
Vamos continuar na criação de tantas áreas associadas a flores que antes não faziam sentido. E agora fazem.
Espero que cada pessoa que receba a nossa arte,sinta a paixão que nos move.
O Quintal reflete a nossa família.
Esta é a nossa maneira de sentir a saudade, homenagear o amor e expressar a nossa história.